quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Primeira receita




Meu pai, Seu Zé

Eu tinha que começar com esta receita, é uma receita tradicional na minha família e em outras famílias mineiras.
Meu pai costumava nos acordar aos domingos com o cheirinho do biscoito de polvilho, ou como ele dizia, biscoito frito na gordura. Ele acordava cedinho, preparava os bicoitos e ia ao nosso quarto, colocava bem pertinho do nosso nariz até acordarmos, colocava o primeiro na nossa boca e depois tínhamos que levantar pra comer mais.
Na minha família todos sabem fazer, meus avós faziam, meus tios fazem e meus irmãos também. Pra mim tem um significado muito especial, não consigo fazer estes bolinhos em casa , quando tem pouca gente, gosto de fazê-lo quando tem uma turma grande.
Sempre que vou à casa do meu pai ele faz pra mim e quando meus irmãos estão juntos fica ainda melhor.

Biscoito de polvilho

500 gr de polvilho azedo
meio copo de óleo
meio copo de leite
2 ovos
sal à gosto
óleo pra fritar

Coloque o polvilho numa bacia. Ferva o óleo junto com o leite e o sal e despeje em cima pra escaldar o polvilho. Misture tudo e acrescente os ovos um a um.
A massa tem que ficar homogênea até soltar das mãos. Faça os bolinhos no formato que desejar.
Coloque numa panela média óleo suficiente pra cobrir os biscoitos . O segredo é não deixar o óleo quente, tem que manter a temperatura do fogo sempre baixa, do contrário os biscoitos podem abrir e estourar.
Cuidado!!! Deixe sempre à mão a tampa da panela, se começar a estourar tome cuidado, é perigoso e vc pode se queimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário