segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Doce de casca de melancia


Ultimamente tenho aproveitado tudo na cozinha, nada se perde, tudo se transforma.
Em Ubatuba, durante a caminhada, resolvi fazer o doce de casca de melancia que comi na casa da minha irmã Regina ( cozinheira de mão cheia, tá sempre inventando receitas novas ).Alguns me olharam incrédulos enquanto eu recolhia as cascas pro doce , mas depois adoraram.
Semana passada recebi um e-mail do Nôno, uma grande pessoa que conheci na caminhada, dizendo que estava fazendo o doce na casa da tia dele.
O Nôno é espanhol, adora comer bem e não saía do meu lado enquanto eu cozinhava.Anotou várias receitas pra tentar fazer na Espanha, até mesmo da minha farofinha básica. Ele disse que não pode ir pra Espanha sem aprender a fazer pão de queijo, mas eu disse a ele que vai ter dificuldades em achar por lá o polvilho e o queijo meia cura. Daqui a pouco vamos ver algumas receitas brasileiras patenteadas na Espanha. Eu mato ele.

Doce da casca da melancia

Neste doce vc vai utilizar aquela parte branca que não tem gosto de nada. Retire a casca e a parte vermelha ( pode até deixar bem pouquinho da parte vermelha que fica bonito ).
Para uma metade de melancia use mais ou menos uns 4 copos de açucar, canela em pau e cravo da Índia.
Corte em tirinhas ou rale na parte grossa do ralador. Coloque numa panela grande junto com os outros ingredientes e leve ao fogo médio até que a casca fique cozida, molinha e a calda esteja mais grossa.

Este doce pode ser feito da mesma forma com chuchu e com mamão verde, tem quase o mesmo sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário