quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AFLIÇÃO DE IDENTIDADE

Pedi ao meu amigo Shidon Soares um belo texto seu sobre o tema "Identidade", que tem muito a ver com o que tenho vivido como recenseadora do IBGE.

AFLIÇÃO DE IDENTIDADE ( SHIDON SOARES)

Reflexão: o indicador de identidade de um indivíduo é a cor de sua pele.
Um homem é negro, branco, vermelho, amarelo.
Estas são as quatro etnias da Raça Humana.
Em meu registro de nascimento está escrito: Cor: parda.
Por si só, a palavra é ilegal, imoral, mentirosa e ausente de si mesma,
Tal como um homem não ter consciência da cor que carrega,
Do nascer ao morrer e depois, uma vez que sua herança será deixada na cor.
Tal palavra sequer existe no dicionário de mais de quatrocentas mil palavras da Língua Portuguesa.

Qual é a minha cor afinal?
Sou negro ou sou branco?
Identidade:qualidade de idêntico, união com igual e por consequência
identificação com o que determina a identidade (Cor: parda? -interrogação-)
e por extensão conhecimento de uma coisa ou de outro indivíduo como os próprios, ou seja:
reconhecer-se, irmanar-se com o outro da mesma linhagem étnica.
Identidade parda: a qualificação (ou antes, a desqualificação) do indivíduo dentro de uma
caixa lacrada: Cor parda. Este o peso e a gravidade da inexistente e no entanto tão marcante
e carregada palavra de clara intenção separativa.
Se é para qualificar e determinar no indivíduo a idéia de identidade pela cor, porque não
então a cor marron como descritivo da tonalidade de pele?
Se é por questão de cor, então que me chamem de Marron, sim, por que é isto, somos
uma nação , um povo, um reino de seres marrons, de todos os matizes, tons, assim
como nos negros, vermelhos, amarelos e brancos.
Qual a cor dela? Branca igual leite.
E ele? Negro de ébano.
E ela? Amarelo pastel.
E a dele? Vermelho cobre.
E a cor dela? Marron chocolate.
Tão simples e sem o ranço da estúpida discriminação.
Porque é assim que vejo: clara e despudorada discriminação imposta
a toda uma etnia que vai estar presente pelos séculos sobre a face da terra, Os Marrons.

Identidade: Cor: parda. Consciência: sou negro ou sou branco?
Qual é a minha identidade, entre quais iguais sou igual?
Sou negro ou sou branco?
Sou lobo ou sou homem?
Sou mago ou charlatão?
Vou pedir um minuto de silêncio para me concentrar e dar uma resposta.
...
Mas, como já disse NSN, um minuto de silêncio é muito tempo
Já tenho a resposta e é uma pergunta:
-Cada um aqui sabe qual a sua cor?
Posso perguntar?
Todos provavelmente terão uma resposta exata,
Seja ela negro, amarelo, branco ou vermelho.
Mas a minha outra resposta ficará em branco,
Cravada dentro de um quadro negro,
Uma incógnita.

Que contradição viver assim. Identidade:cor:parda.
Mas esta é a vida e se chorar leva mais.
Menos que chorar vou olhar e conferir:
De noite todos os gatos são pardos.
É dia pleno e eu vejo tudo pardo.
E à luz do sol paro diante do espelho e me encaro:
Indicador de identidade dentro da sociedade: cor: parda.
Identidade: para aqueles que algum dia porventura se perguntaram:
-Afinal, a que grupo étnico pertenço dentro da Raça Humana?

(Só não vale fazer que nem o Ronaldo Fenômeno, que tem a certeza argentina de ser branco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário